Circuitos para reflexão sobre as capacidades físicas.
Objetivos
- Analisar e refletir sobre o corpo e os movimentos
- Conhecer limites e possibilidades das capacidades físicas.
- Ampliar o repertório motor.
Conteúdos
- Reconhecimento dos limites do corpo.
- Exploração das possibilidades das capacidades fisicas
Anos
1° e 2°.
Tempo estimado
2 a 6 aulas
Materiais necessários
Colchonetes, cordas, bambolês e cones.
- Analisar e refletir sobre o corpo e os movimentos
- Conhecer limites e possibilidades das capacidades físicas.
- Ampliar o repertório motor.
Conteúdos
- Reconhecimento dos limites do corpo.
- Exploração das possibilidades das capacidades fisicas
Anos
1° e 2°.
Tempo estimado
2 a 6 aulas
Materiais necessários
Colchonetes, cordas, bambolês e cones.
Desenvolvimento
1ª etapa
Sente com os alunos em uma roda e converse sobre as capacidades físicas do corpo, que são a flexibilidade, força, agilidade, resistência e coordenação motora. Pergunte em quais movimentos elas estão presentes no dia a dia. Sugira que as crianças se levantem, realizem alguma dessas capacidades e experimentem esses movimentos e falem quais as partes do corpo são acionadas para a realização de cada uma delas. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, dê comandos para que realizem os movimentos discutidos, como se espreguiçar, caminhar, saltar, entre outros. Também estimule os alunos a criar movimentos novos a partir dos que foram experimentados.
2ª etapa
Criar um circuito:
Força: em Duplas carregar o colega,
como se fosse um carrinho de mão de uma lado para o outro na quadra.
Agilidade: Espalhar cones pelas
quadras, dando comando as alunos para que eles corram e toquem nos cones rapidamente
gerando uma troca de direção continua.
Flexibilidade: Desafie o aluno a tocar
no pé sem flexionar os joelhos, afastar as pernas o máximo que consegue,
brinque de desafios.
Resistência: Pega pega corrente, onde o
aluno inicia a brincadeira pegando os outros colegas sozinhos, e conforme os
outros são pegos vão formando uma corrente, facilitando na captura porem
tornando a corrida mais pesada e cansativa.
Coordenação motora: Confeccione junto aos
alunos bolas de meia, crie um alvo na parede e peça para o aluno tentar arremessar
a bola no alvo, alternando os alunos e cada vez que o mesmo acertar o alvo, dar
uma distancia maior.
Equilíbrio: equilibrar-se sobre uma
corda (ou sobre uma linha desenhada com giz), subir em um banco de madeira e
saltar (ou saltar por cima de colegas deitados no chão), desviar de cones (ou
de garrafas plásticas com água) dispostos em linha reta, saltar dentro de
bambolês (ou dentro de círculos desenhados com giz) e rolar sobre colchonetes
(ou sobre grama ou outro piso macio).
Avaliação
É importante observar se os objetivos propostos para estas aulas foram gradativamente compreendidos e atingidos pela turma. Tenha atenção especial nos momentos de socialização das experiências motoras e, por fim, no momento da realização do registro coletivo das atividades, pois pode ser necessário reajustar as propostas para se adequar às especificidades da turma ou planejar atividades futuras.
Avaliação
É importante observar se os objetivos propostos para estas aulas foram gradativamente compreendidos e atingidos pela turma. Tenha atenção especial nos momentos de socialização das experiências motoras e, por fim, no momento da realização do registro coletivo das atividades, pois pode ser necessário reajustar as propostas para se adequar às especificidades da turma ou planejar atividades futuras.
Este plano de aula foi elaborado pela Profº Shirlei com base a uma publicação
de plano de aula da Revista Nova Escola.
Parabéns muito proveitoso , amei me ajudou muito agradeço de coração.bjs
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirMuito bom
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